domingo, 27 de fevereiro de 2011

Flexão do Substantivo

Gênero dos Substantivos Biformes

oÞ -ora pastor..........................progenitor...................
e /s/l/zÞ -a alfaiate ...alfaiata....general...generala...elefante..elefanta....hóspede................................aprendiz..................................presidente............................juiz...........................................
ãoÞ-ã campeão...............................cidadão.................................anfitrião..............................
ãoÞ -oa anfitrião..........................pavão............................patrão.........................peão
ãoÞ -ona folião................................solteirão...............................(poeta..............papa............
barão.........................................camponês.......................................ator...................................
imperador..............................herói.......................avô.........plebeu................perdigão..............
cavaleiro...............................................deus..............................................................................
Substantivos Uniformes

Comum-de-dois: gênero indicado pelo artigo ou pronome

O/A mártir      o/a selvagem          o/a chefe          o/a estudante        o/a fã    o/a líder
Sobrecomuns:  uma só forma para indicar os dois gêneros.
 O algoz
O cônjuge
O monstro
A criança
A pessoa
A testemunha
A criatura
O dedo-duro
O defunto
Epiceno: precisa-se da palavra macho ou fêmea para diferenciar o gênero.
A baleia macho  a baleia fêmea
O tatu macho o tatu fêmea
A barata macho a barata fêmea
O tubarão macho o tubarão fêmea

Substantivos de gênero duvidoso

...O.........champanhe             ....O........cônjuge
....O.......eclipse: oclusão do Sol pela Lua ou vice-versa.   ....O.......guaraná: o fruto
.....O......lança-perfume    ...O.......sósia: pessoa parecida com outro
 ....O......coma  ....O.......formicida   ......O.....dó

..A.......alface ......A....cal: óxido de cálcio
..A........omoplata:   osso largo que forma a parte posterior do ombro.
.....A.....tíbia: o mais grosso dos ossos da perna. ...A.......libido: instinto sexual
...A......dinamite         ...A......sentinela: soldado armada que guarda um posto
São masculinos e femininos: o/a diabetes o/a personagem o/a sabiá o/a laringe

Mudança de gênero e sentido

O cabeça: o líder
A cabeça: parte do corpo
O polícia: o policial
A polícia: a organização
A capital: cidade que aloja a administração
O capital: valores, dinheiro

sábado, 26 de fevereiro de 2011

sobre a vírgula

    
Sobre a Vírgula


 
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!


Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.



Detalhes Adicionais:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...

* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...




substantivo coletivo

  • abelhas: enxame, colmeia
  • alhos: réstia
  • alunos: turma, classe
  • amigos: tertúlia
  • animais( de uma região) fauna
  • anjos: falange, legião
  • artistas: companhia, elenco
  • árvore: (quando em linha) alameda;(conjunto desordenado)arvoredo, bosque
  • astro: constelação
  • atores: elenco
  • aves: bando, nuvem
  • aviões: esquadrão, esquadrilha, frotilha
  • bêbados: corja, súcia, farândola
  • bois: boiada, junta, manada, rebanho, tropa
  • borboletas: boana, panapaná
  • burros: lote, manana, récua, tropa
  • cabelos: chumaço, gurdelha, madeixa, traça
  • cobras, fato, malhada, rebanho
  • camelo: cáfila
  • caminhões: frota, comboio
  • cães: matilha
  • carneiros: grei, rebanho, malhada, oviário
  • carros: comboio( unidos pelo mesmo destino) frota
  • casas: ( quando unidas em forma de quadrado) quarteirão, quadra
  • cavalo: tropa, manada
  • cebola: réstia
  • chaves: molho, penca
  • cliente: clientela, freguesia
  • copos: baixela
  • deputados: câmara, assembleia
  • desordeiros: corja, caterva, malta, pandilha, súcia, tropa, turba
  • elefante: manada
  • escritos literários: antologia, coletânea
  • estrela: constelação
  • estudante vivendo namesma casa: república
  • filhote: ninhada
  • filmes: filmoteca, cinemoteca
  • folres: feixe, grinalada, ramalhete, buquê
  • fregueses: clientela, freguesia
  • frutas: cacho, colheita, safra
  • gafanhotos: nuvem
  • garotos: cambada, bando, chusma
  • gatos: cambada, gatarrada, gataria
  • gente: multidão, grupo, chusma
  • gravetos: feixe
  • gravuras: iconoteca
  • habitantes: povo, população
  • hemetoteca: revistas e jornais arquivados
  • heróis: falange
  • ilhas: arquipélago
  • imigrantes: leva, colônia
  • índios: tribo, maloca
  • insetos: praga, miríade, nuvem
  • jurados: júri, conselho de senteça, corpo de jurados
  • ladrões: bando, malta, quadrilha, tropa
  • lâmpadas: lampadário, carreira
  • leões: alcatéia
  • leis: código
  • livros: pilha, biblioteca, acervo, livraria
  • lobos: alcatéia
  • macacos; bando, capela
  • malfeitores: bando, canalha, corja, choldra, matilha, quadrilha
  • maltrapilhos: farândola, grupo
  • mantimentos:sortimento: despensa
  • mapas: atlas, mapoteca
  • máquinas: maquinaria, maquinismo
  • marinheiro: tripulação, maruja, marinhagem
  • médicos: junta
  • mercadoria: sortimento
  • minustros: ministério, conselho
  • montalhas: cordilheira
  • móveis: mobília
  • músicas: repertório
  • músicoa: banda, orquestra, filarmônica
  • nações: alinça, coligação,confereração, federação
  • navios: frota,esquadra, armada, marinha
  • ouvintes: auditório
  • ovos: ninhada
  • padres: clero, clerazia
  • palavras: vocabulário,léxico( sem nexo) palavrório
  • parente: família, tertúlia
  • partidários: facção, partido, torcida
  • peixes: cardume
  • pergrinos: caravana, romaria
  • plantas( de uma região) flora
  • plantas frutíferas: pomar
  • plantas quando secas para classificação: herbário
  • porcos: vara, manada
  • professores; corpo docente
  • professores de faculdade: congregração
  • quandros: galeria, pinacoteca
  • querubins: falange, legião, coro
  • recipientes: vasilhame
  • roupas( de uso pessoal) enxoval; quando envoltas para lavagem é trouxA
  • selos: coleção
  • soldados: tropa
  • vadios: cambada, corja, súcia
  • velhacos; súcia, velhacada

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Redação

Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.


2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

 

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

 

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

 

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

 

6 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

 

7) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

 

SAIBA COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

 Por: Portal Terra

A temática mais voltada para o social e a aplicação dos cinco conceitos explorados na prova objetiva são os principais pontos que a diferencia das demais. O texto deve ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo, uma preocupação com a reflexão.

"O Enem quer formar cidadãos, pessoas com uma visão global do que acontece ao seu redor e capazes de opinar sobre isso", explica Osmar Junqueira Lima, professor de português e literatura do Instituto Henfil, ONG paulista que oferece cursos de preparação para a prova.

Apesar de ter uma estrutura semelhante às redações dos vestibulares comuns, o texto a ser redigido na prova do Enem exige do aluno um raciocínio mais homogêneo e completo. Para Lima, a palavra que define a redação é "interdisciplinaridade". Ou seja, "o aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo, não em quadros isolados".

Em termos práticos, um tema será apresentado, e o candidato deverá desenvolver suas idéias sobre este assunto de forma coerente e organizada. "Isso significa levantar uma tese nas primeiras linhas, desenvolvê-la e defendê-la nos parágrafos seguintes", diz a professora de português do Cursinho da Poli, Cássia Diniz Moraes.

Isso fica claro nas competências de avaliação da prova objetiva, cobradas de uma forma um pouco diferente na questão da redação.

A competência I

Referente ao domínio da linguagem, aplicada à redação, significa fazer uso da norma culta da língua portuguesa. Serão examinados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação, ortografia e acentuação. Cássia confirma a importância deste aspecto na prova. "Não adianta o aluno ter uma boa proposta para o tema, se não domina o conteúdo gramatical".

A competência II

Consiste em saber construir e aplicar conceitos e compreender fenômenos. Na redação, isso significa compreender a proposta e aplicar os conceitos conhecidos para desenvolver este assunto. Feito isso, o candidato deve saber selecionar e hierarquizar o seu conhecimento para responder a questão apresentada pelo tema, exigência que caracteriza a competência III. "A prioridade no Enem é saber inter-relacionar os conteúdos", explica Cássia.

A temática, talvez o aspecto mais peculiar do Enem, geralmente propõe abordagens sociais, como violência, política e educação. Segundo Cássia, temas mais polêmicos implicam em um bom conhecimento do assunto.

É aí que entra a competência IV. Ela exige do candidato saber construir um argumento consistente, ou seja, por meio dos conceitos selecionados e hierarquizados, defender um ponto de vista. Fazer isso, afirma Lima, obriga o aluno a saber o que está falando.

Ao desenvolver a questão apresentada, o candidato deve incluí-las em um contexto de diversidade cultural e respeito aos valores humanos e apresentar propostas de intervenção solidária na realidade, que é a competência V. Isso significa pensar em cidadania.

E ser cidadão é refletir sobre os problemas que afetam a sociedade, desenvolver uma opinião e procurar soluções. Fazendo isso, o candidato alcança os cinco tópicos propostos pelo Enem e, segundo Lima, "dá um passo para participar da sociedade do futuro".

 
 

Escrever é tão complicado?

Vamos falar sobre produção de texto, "o calcanhar de Aquiles" dos alunos em geral. O texto abaixo foi escrito por um aluno do 2º ano. Escrever com perfeição realmente não é uma tarefa fácil, mas não é impossível!

O trabalho na construção da dignidade humana

Hoje em dia a maioria dos trabalhos não é parecido com os de antigamente, mas no Brasil, ainda existe patrões que fazem de seu empregados escravos, não que os patrões estejam deixando seu empregados acorrentados ou que estejam batendo neles com chinelos. É que quando os empregados não ganham um salário digno, não assinam a carteira, eles não tem diretiro a seus diretos. Portanto isso os torna parecidos com o trabalho escravo de antigamente.
Todos querem e a maioria das pessoas de antigamente para o futuro tudo ira mudar, pois todos querem dar a sua família uma vida digna, todos querem ter  seus direitos e principalmente poder dar com o esforço do seu trabalho um bom estudo para seus filhos, pois eles iram ser o futuro do mundo.
Para a melhorar do futuro todos precisma exigir um salário digno, precisam ter seus direitos de trabalhadores e para ter seus direitos precisam trabalhar de carteira assinada e repitar a todos pois quem quer respeito tem que ter respeito.

aluno x

A tarefa do tema do ENEM  consistiria em enfatizar os direitos dos cidadãos brasileiros nas relações trabalhistas. Em relação  à " escravidão contemporânea" caberia propor rigorosa fiscalização dessa prática, seguida das punições previstas em lei (isso seria a conclusão). Observe que o aluno X  falhou na conclusão do seu texto, não concluiu com uma solução para o problema abordado.

 O homem e o trabalho

As relações trabalhistas mudaram muito, hoje o trabalhador tem seus direitos garantidos por lei. A relação trabalhador e empregado dever ser um relação formal, isto é, baseada totamente nas leis trabalhistas.Entretanto, ainda há trabalhos que fogem dessa realidade.Como mudar isso?
O trabalho é importante na vida  do ser humano, é através do seu esforço seja intelectual ou braçal que ele consquista a  dignidade, sente-se valorizado porque estar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.Além disso, trabalhar estar realcionado a realizações de sonhos. O homem pode realizar-se materialmente. Existi liberdade para sonhar.
Mas o sonho pode virar pesadelo quando pessoas são exploradas, tratadas como os antigos escravos, sem dignidade, sem espaço para sonhar com um futuro. Muito trabalho e pouco reconhecimento, sem nenhum direito atendido.Não se usa a força física,"as chicotadas" porém há a tortura psicológica. Essas pessoas que sofrem com a exploração trabalhista geralmente são as menos favorecidas, seja intelectualmente ou financeiramente, por isso, são alvos fáceis de patrões sem escrúpulos.
Apesar disso, as possibilidades de acabar com essa realidade desumana existi. Para isso, é preciso uma rigorosa fiscalização dessa prática que escraviza os trabalhadores,seguida das punições previstas em lei, para que realmente o homem sinta-se livre para as tarefas que de fato o dignifiquem.


Esse texto ficou melhor? Dê sua opinião

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Exercício sobre substantivo

Língua Portuguesa
1.      Compare as palavras destacadas em cada par de frases e classifique-as como substantivo(nome) ou adjetivo(característica atribuída a um ser).
a-      [...] como o funcionamento do coração, que os egípcios acreditavam ser o gerenciador do corpo e das emoções.
b-     Muitos segredos egípcios ainda desafiam historiadores e arqueólogo.
c-      Complexas cerimônias eram realizadas durante a mumificação dos faraós mortos.
d-     A história reserva lugar para os grandes e esquece-se de que ela é feita pelos pequenos.
e-      Os grandes avanços da medicina praticada pelos povos do antigo Egito[...]
f-       A preocupação com os mortos revelou importantes segredos do corpo humano.

2.      Considere esta placa de estrada.
SEJA PACIENTE NO TRÂNSITO PARA NÃO SER PACIENTE NO HOSPITAL
a- Aponte a classe gramatical da palavra paciente nas duas ocorrências.
b- Comente a alteração que essa mudança de classe gramatical gera na frase.

3.      Em um pequeno cartaz afixado em uma clínica veterinária, lia-se o seguinte:

SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS ARRUME UM CACHORRO AMIGO

a-      Aponte, nas duas ocorrências a classe gramatical de amigo(s) e de cachorro(s).
b-     Comente o efeito de sentido criado no texto pela inversão da ordem dessas palavras.
4.      Leia o poema de Murilo Mendes:
Meninos
Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim
É triste a luta de classes.
  1. Explique a comparação que o eu lírico faz com os dois meninos.
  2. De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra meninos funciona com substantivo comum.
  3. Retire do texto um exemplo de substantivo derivado, simples, próprio, abstrato e concreto.
  4. No verso: “É triste a luta das classes”, explique por que a palavras destacada é um substantivo.
  5. Faça uma frase em que a palavra luta é um verbo.
  6. Dê substantivos correspondentes aos verbos:  ler, jogar, beijar, estudar.
  7. Dê substantivo correspondentes aos adjetivos: triste, rico, autônomo, pobre, alegre, belo.
  8. Faça duas frases com a palavra jovem. em uma frase a palavras será  substantivo em outra, adjetivo.
  9. Separe as palavras pela classificação: primitivo, derivados, simples e composto.
mês- pão - requeijão- caravana- pão de queijo - minissaia - cachorro - quente- mensalidade

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Qual é...
O dia mais belo? - Hoje...

A coisa mais fácil?- Equivocar-se...

O maior obstáculo? - Medo...

O maior erro? - Abandonar-se...

A raiz de todos os males? - Egoísmo...

A distração mais bela? - Trabalho...

A pior derrota? - Desalento...

Os maiores professores? - Crianças...

A primeira necessidade? - Comunicar-se...

De mais feliz a se fazer? - Ser útil aos demais...

O maior mistério? - A morte...

O pior defeito? - O mau humor...

A pessoa mais perigosa? - A mentirosa...

O sentimento pior? - O rancor...

O presente mais belo? - O perdão...

O mais imprescindível? - Orar...

O caminho mais rápido? - O correto...

A sensação mais grata? - A paz interior...

A expressão mais eficaz? - O sorriso...

O melhor remédio? - O otimismo...

A maior satisfação? - O dever cumprido...

A força mais potente do universo? - A fé...

As pessoas mais necessárias? - Os pais...

A coisa mais bela de todas? - O amor...


Madre Teresa de Calcutá
Ano letivo: tem que ser especial do começo ao fim.


O começo de um ano letivo é sempre cheio de expectativas, principalmente, pelos estudantes, porque as mudanças de série, dos amigos, dos professores despertam curiosidades, ansiedades. Mas além dessas expectativas motivados pelas mudanças, devemos pensar, analisar no que ficou para trás, é o momento certo para pensar no que deu certo e para o que não deu, esse comportamento é para toda comunidade escolar. Estou escrevendo esse artigo, não apenas para os alunos, mas também para os colegas de “batalha”, precisamos nos prepararmos reconhecendo os erros passados.Sabemos que os problemas da Educação são muitos, alguns independem da competência do professor, do diretor. Contudo, jamais devemos nos acomodarmos diante de uma platéia tão especial, que merece todo o nosso esforço, os alunos.
Diante desses clientes especiais, a escola prepara o ambiente com todo carinho, o descanso traz de volta o sorriso fraterno, às vezes esquecido pelo estresse do dia a dia.Penso que os alunos não sabem a dimensão do carinho de todos que fazem parte da escola sentem por eles. Carinho que às vezes não é compensado. Educar sempre é uma troca, eu dou e você me dar. É o mesmo quando você sorrir para alguém e espera recebê-lo de volta. Assim é mais ou menos o processo ensino-aprendizagem. Essa troca é apenas o começo. Professor e aluno têm que ser parceiros, bons parceiros.Aquela postura do professor “sabe tudo” e do aluno “sabe nada” estar em extinção. Essa extinção merece aplausos.
Devemos ver o novo ano escolar sempre  como um desafio. É assim que cada um de nós devemos “encarar” os 200 dias letivos. Aparentemente, parece que serão dias intermináveis, mas se não for verdadeiramente bem aproveitados, passarão tão rápido e você perceberá que não aprendeu nada! Por isso, o começo é o momento de pensar e repensar, de planejamento, metas para alcançar o êxito, o sucesso. E esse sucesso, ninguém consegue sozinho. Todos que fazem parte da escola precisam estar engajados no mesmo objetivo. Sei que falar é tão fácil! Faça a sua parte. Aproveite o momento certo, com delicadeza, para dizer aos outros que esqueceram de fazer a sua parte. Vamos juntos fazer com que o ano letivo seja especial do começo ao fim.