domingo, 20 de fevereiro de 2011

Exercício sobre substantivo

Língua Portuguesa
1.      Compare as palavras destacadas em cada par de frases e classifique-as como substantivo(nome) ou adjetivo(característica atribuída a um ser).
a-      [...] como o funcionamento do coração, que os egípcios acreditavam ser o gerenciador do corpo e das emoções.
b-     Muitos segredos egípcios ainda desafiam historiadores e arqueólogo.
c-      Complexas cerimônias eram realizadas durante a mumificação dos faraós mortos.
d-     A história reserva lugar para os grandes e esquece-se de que ela é feita pelos pequenos.
e-      Os grandes avanços da medicina praticada pelos povos do antigo Egito[...]
f-       A preocupação com os mortos revelou importantes segredos do corpo humano.

2.      Considere esta placa de estrada.
SEJA PACIENTE NO TRÂNSITO PARA NÃO SER PACIENTE NO HOSPITAL
a- Aponte a classe gramatical da palavra paciente nas duas ocorrências.
b- Comente a alteração que essa mudança de classe gramatical gera na frase.

3.      Em um pequeno cartaz afixado em uma clínica veterinária, lia-se o seguinte:

SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS ARRUME UM CACHORRO AMIGO

a-      Aponte, nas duas ocorrências a classe gramatical de amigo(s) e de cachorro(s).
b-     Comente o efeito de sentido criado no texto pela inversão da ordem dessas palavras.
4.      Leia o poema de Murilo Mendes:
Meninos
Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim
É triste a luta de classes.
  1. Explique a comparação que o eu lírico faz com os dois meninos.
  2. De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra meninos funciona com substantivo comum.
  3. Retire do texto um exemplo de substantivo derivado, simples, próprio, abstrato e concreto.
  4. No verso: “É triste a luta das classes”, explique por que a palavras destacada é um substantivo.
  5. Faça uma frase em que a palavra luta é um verbo.
  6. Dê substantivos correspondentes aos verbos:  ler, jogar, beijar, estudar.
  7. Dê substantivo correspondentes aos adjetivos: triste, rico, autônomo, pobre, alegre, belo.
  8. Faça duas frases com a palavra jovem. em uma frase a palavras será  substantivo em outra, adjetivo.
  9. Separe as palavras pela classificação: primitivo, derivados, simples e composto.
mês- pão - requeijão- caravana- pão de queijo - minissaia - cachorro - quente- mensalidade

5 comentários:

  1. Oi professora, legal esse blog assim fica legal de aprender, parabens...

    ResponderExcluir
  2. obrigada! É um espaço nosso! Dê sugestões

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber as respostas sobre o poema de Murilo mendes? alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Um menino tem tudo e outro, nada.
      2.O poeta refere-se aos "meninos" de forma genérica,um representa a classe pobre e o outro a classe rica.
      3.derivado: soleira;simples: meninos;próprio:Julio Verne; concreto: bicicleta; abstrato:luta.
      4.A palavra luta é um substantivo porque nomeia algo e vem regida de artigo.
      5. O povo luta contra o desemprego.
      6. leitura, jogo,beijo, estudo.
      7. tristeza, riqueza, autonomia, pobreza, alegria,beleza.
      8.O jovem é estudioso. Subst.
      Paulo é jovem.Adjetivo
      9, simples: mês, pão...

      Excluir