Língua Portuguesa
1. Compare as palavras destacadas em cada par de frases e classifique-as como substantivo(nome) ou adjetivo(característica atribuída a um ser).
a- [...] como o funcionamento do coração, que os egípcios acreditavam ser o gerenciador do corpo e das emoções.
b- Muitos segredos egípcios ainda desafiam historiadores e arqueólogo.
c- Complexas cerimônias eram realizadas durante a mumificação dos faraós mortos.
d- A história reserva lugar para os grandes e esquece-se de que ela é feita pelos pequenos.
e- Os grandes avanços da medicina praticada pelos povos do antigo Egito[...]
f- A preocupação com os mortos revelou importantes segredos do corpo humano.
2. Considere esta placa de estrada.
SEJA PACIENTE NO TRÂNSITO PARA NÃO SER PACIENTE NO HOSPITAL
a- Aponte a classe gramatical da palavra paciente nas duas ocorrências.
b- Comente a alteração que essa mudança de classe gramatical gera na frase.
3. Em um pequeno cartaz afixado em uma clínica veterinária, lia-se o seguinte:
SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS ARRUME UM CACHORRO AMIGO
a- Aponte, nas duas ocorrências a classe gramatical de amigo(s) e de cachorro(s).
b- Comente o efeito de sentido criado no texto pela inversão da ordem dessas palavras.
4. Leia o poema de Murilo Mendes:
Meninos
Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna
Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim
É triste a luta de classes.
- Explique a comparação que o eu lírico faz com os dois meninos.
- De acordo com o conteúdo do texto, por que a palavra meninos funciona com substantivo comum.
- Retire do texto um exemplo de substantivo derivado, simples, próprio, abstrato e concreto.
- No verso: “É triste a luta das classes”, explique por que a palavras destacada é um substantivo.
- Faça uma frase em que a palavra luta é um verbo.
- Dê substantivos correspondentes aos verbos: ler, jogar, beijar, estudar.
- Dê substantivo correspondentes aos adjetivos: triste, rico, autônomo, pobre, alegre, belo.
- Faça duas frases com a palavra jovem. em uma frase a palavras será substantivo em outra, adjetivo.
- Separe as palavras pela classificação: primitivo, derivados, simples e composto.
mês- pão - requeijão- caravana- pão de queijo - minissaia - cachorro - quente- mensalidade
Otimooo Profe... :)
ResponderExcluirOi professora, legal esse blog assim fica legal de aprender, parabens...
ResponderExcluirobrigada! É um espaço nosso! Dê sugestões
ResponderExcluirgostaria de saber as respostas sobre o poema de Murilo mendes? alguém pode me ajudar?
ResponderExcluir1. Um menino tem tudo e outro, nada.
Excluir2.O poeta refere-se aos "meninos" de forma genérica,um representa a classe pobre e o outro a classe rica.
3.derivado: soleira;simples: meninos;próprio:Julio Verne; concreto: bicicleta; abstrato:luta.
4.A palavra luta é um substantivo porque nomeia algo e vem regida de artigo.
5. O povo luta contra o desemprego.
6. leitura, jogo,beijo, estudo.
7. tristeza, riqueza, autonomia, pobreza, alegria,beleza.
8.O jovem é estudioso. Subst.
Paulo é jovem.Adjetivo
9, simples: mês, pão...