quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ano letivo: tem que ser especial do começo ao fim.


O começo de um ano letivo é sempre cheio de expectativas, principalmente, pelos estudantes, porque as mudanças de série, dos amigos, dos professores despertam curiosidades, ansiedades. Mas além dessas expectativas motivados pelas mudanças, devemos pensar, analisar no que ficou para trás, é o momento certo para pensar no que deu certo e para o que não deu, esse comportamento é para toda comunidade escolar. Estou escrevendo esse artigo, não apenas para os alunos, mas também para os colegas de “batalha”, precisamos nos prepararmos reconhecendo os erros passados.Sabemos que os problemas da Educação são muitos, alguns independem da competência do professor, do diretor. Contudo, jamais devemos nos acomodarmos diante de uma platéia tão especial, que merece todo o nosso esforço, os alunos.
Diante desses clientes especiais, a escola prepara o ambiente com todo carinho, o descanso traz de volta o sorriso fraterno, às vezes esquecido pelo estresse do dia a dia.Penso que os alunos não sabem a dimensão do carinho de todos que fazem parte da escola sentem por eles. Carinho que às vezes não é compensado. Educar sempre é uma troca, eu dou e você me dar. É o mesmo quando você sorrir para alguém e espera recebê-lo de volta. Assim é mais ou menos o processo ensino-aprendizagem. Essa troca é apenas o começo. Professor e aluno têm que ser parceiros, bons parceiros.Aquela postura do professor “sabe tudo” e do aluno “sabe nada” estar em extinção. Essa extinção merece aplausos.
Devemos ver o novo ano escolar sempre  como um desafio. É assim que cada um de nós devemos “encarar” os 200 dias letivos. Aparentemente, parece que serão dias intermináveis, mas se não for verdadeiramente bem aproveitados, passarão tão rápido e você perceberá que não aprendeu nada! Por isso, o começo é o momento de pensar e repensar, de planejamento, metas para alcançar o êxito, o sucesso. E esse sucesso, ninguém consegue sozinho. Todos que fazem parte da escola precisam estar engajados no mesmo objetivo. Sei que falar é tão fácil! Faça a sua parte. Aproveite o momento certo, com delicadeza, para dizer aos outros que esqueceram de fazer a sua parte. Vamos juntos fazer com que o ano letivo seja especial do começo ao fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário