quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Escrever é tão complicado?

Vamos falar sobre produção de texto, "o calcanhar de Aquiles" dos alunos em geral. O texto abaixo foi escrito por um aluno do 2º ano. Escrever com perfeição realmente não é uma tarefa fácil, mas não é impossível!

O trabalho na construção da dignidade humana

Hoje em dia a maioria dos trabalhos não é parecido com os de antigamente, mas no Brasil, ainda existe patrões que fazem de seu empregados escravos, não que os patrões estejam deixando seu empregados acorrentados ou que estejam batendo neles com chinelos. É que quando os empregados não ganham um salário digno, não assinam a carteira, eles não tem diretiro a seus diretos. Portanto isso os torna parecidos com o trabalho escravo de antigamente.
Todos querem e a maioria das pessoas de antigamente para o futuro tudo ira mudar, pois todos querem dar a sua família uma vida digna, todos querem ter  seus direitos e principalmente poder dar com o esforço do seu trabalho um bom estudo para seus filhos, pois eles iram ser o futuro do mundo.
Para a melhorar do futuro todos precisma exigir um salário digno, precisam ter seus direitos de trabalhadores e para ter seus direitos precisam trabalhar de carteira assinada e repitar a todos pois quem quer respeito tem que ter respeito.

aluno x

A tarefa do tema do ENEM  consistiria em enfatizar os direitos dos cidadãos brasileiros nas relações trabalhistas. Em relação  à " escravidão contemporânea" caberia propor rigorosa fiscalização dessa prática, seguida das punições previstas em lei (isso seria a conclusão). Observe que o aluno X  falhou na conclusão do seu texto, não concluiu com uma solução para o problema abordado.

 O homem e o trabalho

As relações trabalhistas mudaram muito, hoje o trabalhador tem seus direitos garantidos por lei. A relação trabalhador e empregado dever ser um relação formal, isto é, baseada totamente nas leis trabalhistas.Entretanto, ainda há trabalhos que fogem dessa realidade.Como mudar isso?
O trabalho é importante na vida  do ser humano, é através do seu esforço seja intelectual ou braçal que ele consquista a  dignidade, sente-se valorizado porque estar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.Além disso, trabalhar estar realcionado a realizações de sonhos. O homem pode realizar-se materialmente. Existi liberdade para sonhar.
Mas o sonho pode virar pesadelo quando pessoas são exploradas, tratadas como os antigos escravos, sem dignidade, sem espaço para sonhar com um futuro. Muito trabalho e pouco reconhecimento, sem nenhum direito atendido.Não se usa a força física,"as chicotadas" porém há a tortura psicológica. Essas pessoas que sofrem com a exploração trabalhista geralmente são as menos favorecidas, seja intelectualmente ou financeiramente, por isso, são alvos fáceis de patrões sem escrúpulos.
Apesar disso, as possibilidades de acabar com essa realidade desumana existi. Para isso, é preciso uma rigorosa fiscalização dessa prática que escraviza os trabalhadores,seguida das punições previstas em lei, para que realmente o homem sinta-se livre para as tarefas que de fato o dignifiquem.


Esse texto ficou melhor? Dê sua opinião

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Evitem colocar em suas redações ditados populares,clichês,chavões.
    1. (Chavão): A voz do povo é a voz de Deus
    2. (Chavão): Deus tarda, mas não falha
    3. (chavão):as crianças são o futuro do Brasil
    4. (Chavão): Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és. Clássica, não? (concordamos.)
    5. (Chavão): Quem canta, seus males espanta

    Isso empobrece sua redação.Fujam do senso comum!
    o segundo é um texto lemos e entendemos,o 1° quase sem nexo.

    ResponderExcluir