segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tópico frasal


Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.
O tópico frasal é a “célula” da idéia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:
* Parágrafo – feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural;
* Parágrafo médio – destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras;
* Parágrafo longo – Presentes em obras científicas e acadêmicas, destinadas para explicações complexas e idéias intercaladas.
Num parágrafo, assim como em todo texto, a idéia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.




 Existem várias formas para apresentar o tópico frasal. Pode ser expresso por uma interrogação, por uma declaração inicial, uma alusão histórica, não apresentar elementos identificadores, a fim de criar expectativa.
Não podemos esquecer também que o tópico frasal deve ser pormenoriazado, isto é deve ser explicado em todos os seus pormenores e jamias deve ser genérico. Ele deve apresentar sempre uma especificidade.


Quando escrevemos um texto, este será dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Um parágrafo também é dividido em três partes. A primeira parte será o tópico frasal, ou a explicação do que vai ser dito no parágrafo, o desenvolvimento e finalmente a conclusão, caso o assunto termine. Quando o assunto não estiver terminado, incicia-se outroparágrafo, sem redigir a conclusão, esta só virá quando o assunto estiver terminado, mesmo que para isso seja necessário vários paágrafos.

Todo professor de português, quando vai ensinar a fazer uma redação, avisa os alunos: Todo texto deve ter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. É necessário, porém, fazer uma ressalva, o mesmo problema existe em cada parágrafo. O parágrafo, também, deve ter Introdução - que chamamos de TÓPICO FRASAL - desenvolvimento e conclusão.
Em um texto longo, um capítulo de livro, um conto, uma crônica, etc., a Introdução pode ter város parágrafos, assim como o desenvolvimento e a conclusão. Já em um texto simples, uma redação escolar, por exemplo, a Introdução e a conclusão, normalmente, têm um parágrafo,e o desenvolvimento dois a três parágrafos.
O que não se pode fazer, em uma redação escolar, é um texto com trinta a quarenta linhas em um só parágrafo. O aluno, com certeza, vai esquecer como iniciou o texto, em que pessoa e se está no singular ou no plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário