segunda-feira, 1 de agosto de 2011

3º Bimestre!!!!

Pronomes Pessoais:  Indicam uma da três pessoas do discurso
Emprego dos pronomes pessoais
a)      Os pronomes pessoais retos exercem a função sintática de sujeito e os oblíquos de complementos verbais:
Eu vou estudar.
Traga o livro para mim.
b)      Os pronomes eu e tu nunca podem ser regidos de preposição. Devemos substituí-los pelas forma mim e ti, respectivamente.
Já não espero mais nada de ti.
No palco fique entre mim e o apresentador.
c)      Os pronomes oblíquos apresentam duas formas:

  • Átonos – são empregados sem preposição: Jamais te darei outra oportunidade.
  • Tônicos _  são empregados com preposição: Trouxe o presente para ti.

d)      Os pronomes o, a, os, as, exercem a função de objeto direto e lhe, lhes de objeto indireto ou complemento nominal.
Encontrei alguns amigos na praia – Encontrei-os na praia
Sempre obedeci aos meus pais – Sempre lhes obedeci.
A decisão foi favorável ao aluno – A decisão foi-lhe favorável.

e)      Os pronomes o, a, os, as, assumem as formas lo, la, los, lãs após as formas verbais terminadas em r, s, ou z:
Devo resolver este problema – Devo resolvê-lo.
Vou levar as crianças ao parque. – Vou  levá-las ao parque.
A Argentina produz bons vinhos – A Argentina produ-los.

f)        Com as formas verbais terminadas em som nasal( m ou ão) ao pronomes o, a, os, as, assumem as formas no,na,nos,nas:
Detiveram o ladrão na porta do banco – detiveram-no na porta do banco.

g)      Quando o pronome oblíquo se refre à mesma pessoas do pronome reto, ele é denominado reflexivo.
Feri-me com uma faca ( Feri a mim mesmo)
Ela admirava-se no espelho ( Admirava a si mesmo)

h)      Os pronomes nos, vos e se quando indicam ação mútua, denomina-se recíprocos:
Os noivos deram-se as mãos. ( Deram as mãos um ao outro).

i)        Os pronomes si e consigo só podem ser empregados como reflexivos.
Aquela vaidosa garota só pensa em si ( e não nela)
Sempre leve consigo seus documentos ( e não com você)

j)        Deveremos empregar as formas com nós e com vós quando aparecerem seguidas de palavras enfáticas como mesmos, próprios, todos, outros ou qualquer numeral:
Você viajará com nós todos             Irei com vós mesmos.        

k)      Os pronomes me, te, lhe , nos e vos podem apresentar valor possessivo.
Roubaram-me os documentos. (Roubaram os meus documentos).
Beijei-lhe delicadamente a testa. ( Beijei delicadamente sua testa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário