segunda-feira, 4 de abril de 2011

Teste sobre o Romantismo

1. Identifique a característica romântica predominante em cada um dos seguintes textos:

a) Mas essa dor da vida que devora
    A ânsia da glória, o dolorido afã
    A dor no peito emudecera ao menos
    Se eu morresse amanhã! ( Álvares de Azevedo)

   afã: vontade, entusiasmo

b) Oh! que saudade que tenho
    Da aurora da minha vida,
    Da minha infância querida
    Que os anos não trazem mais! ( Casimiro de Abreu)

c) E se eu a vejo nos saraus ruidos,
   C'roada de beleza,
   E a sombra da tristeza irresistível
  Tingir-lhe o rosto, e desbotar-lhe o riso;
  Na mulher, que os outros veem,
                     {descubro o anjo
  Que as asa d'oiro que perdeu, lamentar! (Gonçalves Dias)

d) Uma noite, eu me lembro...Ela dormia
    Numa rede encostada molemente
   Quase aberto o roupão...solto o cabelo
    E o pé descalço no tapete rente. ( Castro Alves)

e) Sonho-me ás vezes, nalguma ilha,
   Muito longe, nos mares do oriente,
   Onde a noite é balsâmica e fulgente
   E  a lua cheia sobre as águas brilha...( Antero de Quental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário