quinta-feira, 3 de março de 2011

Assunto do trabalho: gêneros textuais

Pensemos em textos do nosso cotidiano: carta, conversa, telefonema, receita, notícia de jornal são exemplos de textos, mantêm certas características que nos permite identificá-los.
Não precisamos ver uma pessoa falando ao telefone, nem saber o assunto para afirmarmos que se trata de uma conversa telefônica,porque a estrutura textual é inconfundível. O mesmo acontece com a carta e com a receita: ao observarmos sua organização textual, sabemos que se trata de uma carta( local, data, vocativo inicial, cumprimento, desenvolvimento, despedida, assinatura )ou de uma receita( lista de ingredientes, modo de preparo). Carta, recibo, bula de remédio, sermão, manual de instrução, notícia de jornal, reportagem, editorial, conto são exemplos de gêneros textuais.
Os gêneros textuais são tipos de textos efetivamente produzidos em nossa vida cotidiana com caracteristicas gerais comuns( formado, sequência, estrutura linguística, assunto) facilmente identificáveis.
Perceba a diferença entre gêneros textuais e tipos textuais ou tipologia textual

Chamadas tipos textuais, essas composições linguísticas têm características e predomidância de certas estruturas sintáticas, tempo e modos verbais, classes gramaticias etc., de acordo com a função ou intecionalidade. Se os gêneros textuais são inúmeros, podemos identificar um número limitado de tipos textuais.Citarei cinco: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.

NARRATIVO: tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance. fábula, piada, conto de fada, etc.
DESCRITIVO: tipo textual predominante em gêneros como anúncio classificado, lista de ingredientes, cardápio, etc.
ARGUMENTATIVO(TEXTOS DE OPINIÃO): tipo textual em gêneros como sermão, ensaio, editorial de jornal, crítica, redação dissertativa, artigo,etc.
EXPLICATIVO, EXPOSITIVO  OU INFORMATIVO: tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, capítulo de livro didático, verbetes de dicionário, a notícia jornalística,etc.
INSTRUCIONAL OU INJUNTIVO: tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, receita culinária( modo de fazer), manual de instrução de aparelho, livro de autoajuda, etc.

Raramente um texto é constituido com as características de um só tipo. O mais comum é encontrar os vários tipos em um só texto. Por exemplo. a reportagem é um gênero que prioriza tanta a informação como o comentário, fatos, opinião.
O texto descritivo descreve objetos e personagens que participam do texto narrativo. Na verdade, contar uma história é misturar narrações e descrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário