Tópico frasal
O tópico frasal é a “célula” da idéia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:
* Parágrafo – feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural;
* Parágrafo médio – destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras;
Num parágrafo, assim como em todo texto, a idéia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.
Não podemos esquecer também que o tópico frasal deve ser pormenoriazado, isto é
deve ser explicado em todos os seus pormenores e jamias deve ser genérico. Ele
deve apresentar sempre uma especificidade.
Quando escrevemos um texto, este será
dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Um parágrafo também é
dividido em três partes. A primeira parte será o tópico frasal, ou a explicação
do que vai ser dito no parágrafo, o desenvolvimento e finalmente a conclusão,
caso o assunto termine. Quando o assunto não estiver terminado, incicia-se
outroparágrafo, sem redigir a conclusão, esta só virá quando o assunto estiver
terminado, mesmo que para isso seja necessário vários paágrafos.
Todo professor de português, quando vai ensinar a fazer
uma redação, avisa os alunos: Todo texto deve ter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO. É necessário, porém, fazer uma ressalva, o mesmo problema existe em
cada parágrafo. O parágrafo, também, deve ter Introdução - que chamamos de
TÓPICO FRASAL - desenvolvimento e conclusão.
Em um texto longo, um capítulo de livro, um conto, uma crônica, etc., a Introdução pode ter város parágrafos, assim como o desenvolvimento e a conclusão. Já em um texto simples, uma redação escolar, por exemplo, a Introdução e a conclusão, normalmente, têm um parágrafo,e o desenvolvimento dois a três parágrafos.
O que não se pode fazer, em uma redação escolar, é um texto com trinta a quarenta linhas em um só parágrafo. O aluno, com certeza, vai esquecer como iniciou o texto, em que pessoa e se está no singular ou no plural.
Em um texto longo, um capítulo de livro, um conto, uma crônica, etc., a Introdução pode ter város parágrafos, assim como o desenvolvimento e a conclusão. Já em um texto simples, uma redação escolar, por exemplo, a Introdução e a conclusão, normalmente, têm um parágrafo,e o desenvolvimento dois a três parágrafos.
O que não se pode fazer, em uma redação escolar, é um texto com trinta a quarenta linhas em um só parágrafo. O aluno, com certeza, vai esquecer como iniciou o texto, em que pessoa e se está no singular ou no plural.