segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tópico frasal


Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.
O tópico frasal é a “célula” da idéia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:
* Parágrafo – feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural;
* Parágrafo médio – destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras;
* Parágrafo longo – Presentes em obras científicas e acadêmicas, destinadas para explicações complexas e idéias intercaladas.
Num parágrafo, assim como em todo texto, a idéia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.




 Existem várias formas para apresentar o tópico frasal. Pode ser expresso por uma interrogação, por uma declaração inicial, uma alusão histórica, não apresentar elementos identificadores, a fim de criar expectativa.
Não podemos esquecer também que o tópico frasal deve ser pormenoriazado, isto é deve ser explicado em todos os seus pormenores e jamias deve ser genérico. Ele deve apresentar sempre uma especificidade.


Quando escrevemos um texto, este será dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Um parágrafo também é dividido em três partes. A primeira parte será o tópico frasal, ou a explicação do que vai ser dito no parágrafo, o desenvolvimento e finalmente a conclusão, caso o assunto termine. Quando o assunto não estiver terminado, incicia-se outroparágrafo, sem redigir a conclusão, esta só virá quando o assunto estiver terminado, mesmo que para isso seja necessário vários paágrafos.

Todo professor de português, quando vai ensinar a fazer uma redação, avisa os alunos: Todo texto deve ter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. É necessário, porém, fazer uma ressalva, o mesmo problema existe em cada parágrafo. O parágrafo, também, deve ter Introdução - que chamamos de TÓPICO FRASAL - desenvolvimento e conclusão.
Em um texto longo, um capítulo de livro, um conto, uma crônica, etc., a Introdução pode ter város parágrafos, assim como o desenvolvimento e a conclusão. Já em um texto simples, uma redação escolar, por exemplo, a Introdução e a conclusão, normalmente, têm um parágrafo,e o desenvolvimento dois a três parágrafos.
O que não se pode fazer, em uma redação escolar, é um texto com trinta a quarenta linhas em um só parágrafo. O aluno, com certeza, vai esquecer como iniciou o texto, em que pessoa e se está no singular ou no plural.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prova do Enem 2011

http://download.uol.com.br/educacao/enem2011/05_AMARELO.pdf

Clique no endereço acima.

Redação no Enem

1) A temática proposta costuma ter um viés social que pode - e deve - ser associada a outras esferas: cultural, política, comportamental, ambiental. 

2) Clareza e coerência são fundamentais na construção textual. Lembre-se de que a leitura deve ser "fácil" e fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Para isso evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos: termos como "portanto", "então", "além disso" e "desse modo", quando bem utilizados garantem a fluidez necessária.

3) A banca do Enem pede que você apresente propostas de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema. Avalie o papel do governo, da sociedade, do indivíduo e da mídia, por exemplo, na tentativa de reverter panoramas que podem ser melhorados ou amenizados. 

4) Na proposta de intervenção é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio. 

5) Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo. Não se esqueça: a interdisciplinaridade é bem vista pela banca, mas sempre acessória. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.

Na hora de escrever

NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho"
JAMAIS desrespeite os direitos humanos
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas
USE sinônimos para não repetir palavras
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá